segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Melhores Faculdades De Engenharia Na Baixada

A Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Faculdade de Bertioga (Fabe) e a Faculdade Alfa de Praia Grande foram as três únicas instituições de Ensino Superior da Baixada Santista, em 2011, a obter evolução no Índice Geral dos Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), em relação aos anos de 2009 e 2010.
Segundo dados do MEC, divulgados na quinta-feira, o conceito da Unisanta subiu de 3, nos dois últimos anos, para 4, mesmo desempenho obtido pela Alfa. A Fabe passou de 2 para 3. A avaliação é feita numa escala de 1 a 5.
Os centros universitários Monte Serrat (Unimonte) e Lusíada (Unilus) e as universidades Metropolitana de Santos (Unimes), Paulista (Unip) e Católica (UniSantos) se mantiveram com conceito 3. Ainda conforme o MEC, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com campus na Cidade desde 2004, foi classificada como uma das dez melhores instituições de ensino superior em âmbito nacional.
Os cursos de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição contribuíram para essa classificação. Todos tiveram conceito máximo (5). Educação Física e Terapia Ocupacional receberam 4.
Entre os melhores
A avaliação do MEC também revela que o curso de Pedagogia da Unip/Santos, com a nota 4,6936 e conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), é o quarto melhor do País. A mesma disciplina do Unimonte também obteve conceito máximo, porém com nota 4,3104 no exame nacional.
Em nota, a Unip informou que um dos motivos do sucesso da universidade se deve à criação de uma Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), que se dedica ao aperfeiçoamento contínuo dos cursos de graduação.
O trabalho desenvolvido pela CQA resultou no desempenho excelente dos alunos no Enade. Ainda de acordo com o comunicado, essa comissão estimula e motiva os alunos a comparecerem e se dedicarem ao Exame Nacional, oferecendo prêmios àqueles que apresentarem bons resultados, como bolsas para os cursos de pós-graduação lato sensu
on-line.
Os cursos de Biologia, História e Filosofia, da UniSantos, Letras e Educação Física, da Unip, também conquistaram conceito 5.
Mal posicionadas
O ponto negativo no Ensino Superior da região ficou para a classificação dos cursos de Engenharia. Isso fica evidente diante das notas 2 no Enade dos curso de Engenharia Elétrica, de Produção, da UniSantos, e Elétrica e de Computação, da Unisanta. Resultado inferior, só o obtido pelo curso de Engenharia Eletrônica da Unisanta: nota 1.
Engenharia de Controle e Automação da Unimonte foi o que obteve a melhor avaliação, recebendo nota 3. Com média 2, o curso de Computação da Unisanta também foi outra matéria que não apresentou bom resultado. A menor avaliação conquistada pela UniSantos foi na disciplina de Química, que teve nota 1.
Infraestrutura é parte positiva
Outro aspecto positivo que a avaliação do Ministério da Educação (MEC) revela é a infraestrura do Ensino Superior nas universidades da Baixada Santista. Ao todo, 20 cursos – divididos entre as Universidades de Ribeirão Preto (Unaerp, de Guarujá), UniSantos, Unip, Unimonte e Faculdades de Educação, Ciências e Letras Don Domênico, de Guarujá, e de Tecnologia de São Vicente, de São Vicente – receberam o conceito máximo.
Boas notas
De acordo com a avaliação do MEC, a infraestrutura das disciplinas aplicadas na Unisanta não atingiu nota 5. Porém, dos 14 cursos analisados, 13 receberam nota 4, exceto o de Biologia, que teve nota 3.
Confira as tabelas com as notas de cada universidade

Fonte : http://jornaldabaixada.uol.com.br/?p=17177




Nenhum comentário:

Postar um comentário